Apresentação

Só Poesia

Os temas abordados na poesia de Cássio Junqueira são aqueles que marcam, em maior ou menor medida, a vida humana: a solidão, a dor, a saudade, a busca de Deus, o silêncio, o amor, a morte, o vazio, a loucura, a ausência, mas também a vida e a felicidade. São, como se sabe, temas universais: só para dar um exemplo, o amor e a morte já estão associados desde a mitologia clássica. (...)

O conteúdo da obra de Cássio é expresso em linguagem coloquial, sem artifícios ou metáforas complicadas. Como ele mesmo fala em um poema de título emblemático: a não-erudição: eu não tenho erudição nenhuma. / os meus poemas também não. / eles são simples. / falo com as palavras com que todos falam. / gosto que seja assim. (...)

Com versos simples que cantam o amor puro, humano ou divino, o desejo de liberdade ou de silêncio, a sensação de alegria ou de perda, o poeta sabe tocar as cordas do coração, despertar sentimentos e emoções, elevar ao transcendente.

Para saber mais, visite o site da Editora Comunità Italiana - http://www.comunitaitaliana.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=120&Itemid=118 ou da Livraria Cultura - http://www.comunitaitaliana.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=120&Itemid=118

ou

da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22678316&sid=01556223313921538634782346