Recados do poeta

Olá, meus amigos.

Aqui, vou poder deixar alguns recados pra vocês, contar sobre o que tenho feito, visto, sentido, vivido...

Um grande abraço,

05 de janeiro 2017

Mas
não se engane.

Só se chega à calmaria
depois de muita tormenta,
e então a vida será
eterna
e efêmera.

E tudo serão
Cânticos.

Porque
enquanto existir em mim
alguma capacidade de amar,
continuarei vivendo;
se minha capacidade de amar
for infinita,
serei eterno.

09 de dezembro 2016

Meus amigos

Novamente é fim de ano... o tempo é um dos deuses mais lindos... e, como todo deus, é fundamental... amar, respeitar, aprender com ele...

Esse ano foi difícil, os últimos todos têm sido...

Que a luz no Natal ascenda em nossos corações... que aprendamos a amar a Deus, a nós mesmos, uns aos outros...

Que o ano novo nos aproxime da Paz e da Alegria de que tanto precisamos.

Amém!

Paizinho nosso, que estás no céu,
Seja santificado o teu nome,
De ti, mata em nós essa fome,
Faça-se aqui o reino teu.

Que tua soberana vontade
Seja sempre a nossa alegria,
Pão e poesia todo dia,
Agora e na eternidade.

Nós suplicamos o teu perdão,
Pra que sem pecados, afinal,
O Homem, doente, se torne são,

E, afastado de todo o mal,
Alcance, na total comunhão,
Sua liberdade integral.

11 de setembro 2016

Meus amigos...

Agora, no dia 28 de setembro (quarta-feira), desde as 18h30, lanço meu novo livro "Quarenta - sonetos", pela editora Edicon, na Livraria Martins Fontes, Av. Paulista com Brigadeiro Luís Antônio... Terá coquetel e show de música e poesia, Carminha (Queiroz) e eu faremos recital de música e poesia, com sambas, poemas do livro novo, e trechos do show Emoção Sincera...

Há de ser uma noite quente. Espero que vcs reservem a agenda pra nós...

Bjs...

10 de outubro 2014

A verdade
é que não me entendo...
Talvez por isso

"faça" Poesia.

31 de janeiro 2014

Aqui vocês vão encontrar quase tudo o que escrevi... exceto os poemas do meu último livro, Fazer Poesia, que ainda alimentarão o "site"...

Espero que o que encontrarem aqui alimente o afeto de vocês.

Abraços,

12 de novembro 2013

O espetáculo Eu Não Dava Praquilo, escrito por mim com Cassio Scapin, sobre a vida da atriz e diretora paulista Myriam Muniz, segue em cartaz, agora no Sesc - Santo André.

A direção é de Elias Andreato. Vale assistir... além de divertir, fazer pensar e emocionar, é poético até não poder mais.

Abraços.

01 de agosto 2013

Feliz com a peça "Eu não dava praquilo", cujo roteiro escrevi com o ator Cassio Scapin, para ele. Há na peça cinco poemas meus, dos livros 'a beleza fundamental de todos os lugares', 'Poeta no divã' e 'Fazer Poesia, além de dois inéditos. Há ainda citações de Clarice Lispector e Adélia Prado... Linda atuação do Cassio, direção do Elias Andreato... Vale conferir, no CCBB-SP, de sábado a segunda, até 23/9.

Aguardando a estreia no Espaço Viga do espetáculo contemporâneo de dança-poesia ESOAMORAPENASEU, do ator e bailarino Rico Malta, com direção de Pedro Cameron, baseado em poemas meus. Espero que seja lindo. Fica de 8/8 a 5/9, sempre às quintas-feiras.

Abraços,

Cássio

17 de outubro 2012

Meus amigos

A ANPAI (Associação Nacional de Poetas, Autores e Artistas da Itália) publica livros e o jornal Bacherontius ininterruptamente desde 1969, mantendo a tradição literária da região do “Tigullio”, por onde passaram figuras ilustres como os escritores Byron, Sbarbaro, o filósofo Nietzsche, músicos como Wagner, isso para não mencionar Eugenio Montale ou Carlo Bo.

A Associação promove o Prêmio Literário Internacional S.Margherita Ligure-Franco Delpino, que se encontra na sua 35ª edição; com o passar dos anos, o prêmio tornou-se artístico multidisciplinar e promove competição nas áreas de poesia, narrativa, fotografia e artes plásticas, podendo concorrer tanto obras já editadas como obras inéditas.

A Comissão Julgadora da 35ª edição do Premio Letterario Internazionale “S. Margherita Ligure-Franco Delpino” 2012, depois de ter examinado obras enviadas por 707 participantes de toda a Itália e poemas meus publicados na Itália em 2010, pela editora Liberodiscrivere, na coletânea “Só Poesia / Solo Poesia”, organizada, traduzida e prefaciada por Amina Di Munno, atribuiu três prêmios absolutos:

1º Prêmio Absoluto Poesia: Cássio Junqueira, de São Paulo; 1º Prêmio Absoluto Artes Plásticas e Fotografia: Aida Vivaldi, de Palermo; 1º Prêmio Absoluto Narrativa: Giovanni Ciaravolo, de Milão.

Na categoria poesia, em que me foi atribuído o prêmio absoluto, prêmios especiais e menções honrosas foram atribuídos a poetas de Roma, S. Margherita, Gênova e Castellino Tanaro (CN), o que reafirma a Itália como berço de muitos e grandes poetas, desde Dante Alighieri e Petrarca.

As cerimônias de premiação serão realizadas nos dias 21 e 28 de outubro, domingo, às 10 horas, na Sala degli Stucchi di Villa Durazzo a S. Margherita Ligure.

Para ver todo o resultado do concurso, o link é: http://www.tigulliana.org/component/content/article/205.html

Vou fazer um bate e volta e passar apenas dois dias na Itália para estar na cerimônia do dia 21.

No dia 29 de outubro, segunda-feira, será o lançamento do meu novo livro “Fazer Poesia”, pela editora Edicon, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo. O evento acontecerá das 18h30 às 21h30; haverá sessão de autógrafos, coquetel e recital de música e poesia comigo e a cantora Carmen Queiroz.

Espero abraçar vocês!!!

15 de outubro 2012

Meus amigos, estou feliz por ter sido escolhido para receber um prêmio literário de prestígio na Itália, mais precisamente na região da Ligúria, berço de grandes poetas... Como vocês fazem parte dessa história, copartilho o prêmio com vocês......

Claro que esse prêmio é tão da Amina Di Munno quanto é meu...

Estratto dal verbale conclusivo del Premio Letterario S. Margherita Ligure-Franco Delpino 2012


I vincitori della 35ª edizione del Premio Letterario
“Santa Margherita Ligure - Franco Delpino”

La Commissione Giudicatrice della 35.ma edizione del Premio Letterario Internazionale “S. Margherita Ligure-Franco Delpino” 2012, esaminate le opere pervenuta da parte di 707 partecipanti da tutta Italia, ha deliberato quanto segue:

Sezione “A tema libero”

Poesia inedita: 1° Premio assoluto a Cássio Junqueira di Sao Paulo (Brasil).
Premio Speciale a Paride Duronio de L’Aquila.
Menzioni d’Onore (diploma) a: Cinzia Bandini di Rapolano T. (SI), Marisa Battoglia di Parma, Mario Manfio di Trieste, Federica Rossi di Chiavari GE (poesia giovani), Baldassarre Turco di Rapallo (GE).


Cerimonia di premiazione: Domenica 21 ottobre, ore 10, Sala degli Stucchi di Villa Durazzo a S. Margherita Ligure.

12 de setembro 2011

Livro lançado!

Obrigado a: Pietro Petraglia, Fatima Ferreira (Comunità Italiana), Antonello Cassan, Cristina De Felice (Liberodiscrivere edizioni), Carmen Queiroz, Gabriel Medeiros, Edmilson Capelupi, Kleber Santiago,

Franco, Heleny, Marcos, Eni, Kenya, Alê, Lúcia, Claudia, Ana, Anna, Andréia, Patricia, Cleide, Jade, Célia, Manuela, Mauro Porru, Risalva, minha mãe, meu pai, meus irmãos, minha cunhada, meus sobrinhos, toda a minha família, meus amigos de Junqueirópolis e de todos os lugares, todos os professores e alunos que encontramos...

Obrigado, Prefeitura de São Caetano do Sul, Livraria Cultura do Conjunto Nacional SP, USP, UF de Uberlândia, Livraria Argumento do Leblon RJ, Porto Alegre - UFRGS, Belo Horizonte - UFMG, Florianópolis - UFSC, Junqueirópolis - Faculdade de Letras e Pedagogia, Bahia - UFBA, AFRESP, meus colegas e amigos todos...

Amina Di Munno e eu estamos com o coração alegre... Obrigado por tanto carinho... Beijos e abraços... Até logo mais, se Deus quiser.