Recados do poeta

Olá, meus amigos.

Aqui, vou poder deixar alguns recados pra vocês, contar sobre o que tenho feito, visto, sentido, vivido...

Um grande abraço,

08 de julho 2011

Meus amigos.

Espero que vocês estejam bem, aliás não só espero, preciso disso...

No mês de agosto, eu, a crítica literária e tradutora italiana Amina Di Munno e a cantora Carmen Queiroz realizaremos no Brasil recitais de lançamento do livro "Só Poesia", de poemas meus, organizado, prefaciado e traduzido por Amina.

Amina é professora de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira da Universidade de Gênova e tradutora de autores como Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Machado de Assis, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Chico Buarque, Milton Hatoum, Raduan Nassar, entre outros.

O livro foi lançado em 2010 na Itália pela - Liberodiscrivere edizioni - e nós três realizamos, às vezes acompanhados pela atriz Patrizia Ercole, recitais por várias cidades italianas, como Gênova, Sermoneta (Roma), Lecce, Savona, Santa Margherita, Siena e Milão.

O sucesso dos recitais na Itália pode ser percebido nos registros do escritor e jornalista Alfonso Casella, de Siena: "Si sono commosse anche le sedie: la poesia in forma di spettacolo, tutta la sua performance vocale dal vivo. Cássio Junqueira in effetti declama esattamente come respira". Ou do jornalista Vick Nuñes, que acompanhou o recital em Milão, no espaço do Consulado do Brasil em Milão, na Latinoamericando Expo: "Il poeta, ispirato a Fernando Pessoa, Adélia Prado e Vinicius de Moraes, tra gli altri, attraverso la sua voce, dolce e profonda, ha trasmesso con la sua opera poetica, amore, dolore, allegria e tristezza, sentimenti scritti che il pubblico ha reso propri."

No Brasil, o livro também terá edição bilíngue (português e italiano), da editora Comunità Italiana, uma das mais prestigiosas em publicações para público interessado nas relações culturais Itália-Brasil. Os direitos para essa primeira edição no Brasil estão sendo gentilmente cedidos pela Liberodiscrivere edizioni.

O lançamento acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no dia 8/8 (segunda-feira), a partir das 19h. Ao mesmo tempo serão realizados eventos na Livraria Argumento do Rio de Janeiro e em algumas das principais universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo - USP, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Federal da Bahia - UFBA, além de recital na Festa Italiana de São Caetano do Sul.

No recital, em homenagem a Amina Di Munno, Carmen Queiroz apresentará canções de Vinicius de Moraes e Chico Buarque, gravadas em seu último CD "Enquanto eu fizer canção", além de cantar poemas meus musicados pelo compositor mineiro Irineu de Palmira.

Aqui em São Paulo, a inda teremos a participação especial e carinhosa da minha amiga Mariana Avena, recordando sempre a inesquecível Mercedes Sosa e o grupo Raíces de América e cantando a primeira música que surgiu a partir de um poema meu, e do cantor Gabriel Medeiros, que cantará poesia minha com música de Wimer Bottura, gravada em seu primeiro CD, "De noite o sol ilumina".

06/08 - Festa Italiana de São Caetano do Sul, às 20h

08/08 - Livraria Cultura Conjunto Nacional, São Paulo, a partir das 19h

10/08 - Universidade de São Paulo (USP)

12/08 - Universidade Federal de Uberlândia

15/08 - Livraria Argumento Leblon, Rio de Janeiro, a partir das 19h

17/08 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

19/08 - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte

23/08 - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

26/08 - Faculdade de Letras de Junqueirópolis

30 e 31/08 - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador

Espero nestes encontros poder abraçar todos vocês.

Abraços,